VEREADOR

FALE COM O VEREADOR

ANTONIO FERNANDES DE AQUINO (ANTONIO BOY) (--)

Nome civil: Boy do INSS
Telefone: (27)3251-8306
E-mail: antoniodoinss@camaraserra.es.gov.br
Site:

 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

17ª Legislatura
(2015-2016) - 1° Secretário
16ª Legislatura
(2011-2012) - 1° Secretário

17ª Legislatura

Cargo: Vice-Presidente
Comissão: COMISSÃO DE TURISMO, CULTURA. CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Formação: 1
Data Inicial: 01/01/2013
Data Final: 31/12/2014

Cargo: Presidente
Comissão: COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Formação: 2
Data Inicial: 01/07/2016
Data Final: 31/12/2016

16ª Legislatura

Cargo: Vice-Presidente
Comissão: TURISMO, CULTURA. CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Formação: 2
Data Inicial: 01/01/2011
Data Final: 31/12/2012

14ª Legislatura

Cargo: Presidente
Comissão: COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Formação: 2
Data Inicial: 01/01/2014
Data Final: 31/12/2016


BIOGRAFIA

HISTÓRICO

O vereador Antonio Boy INSS está no seu terceiro mandato consecutivo. É dos vereadores mais ativos da Câmara Municipal da Serra.

Nasceu em Camaçari – BA, e na adolescência retomou laços com o ES e o município da Serra, uma vez que estes laços já estavam em suas raízes, pois filho que é da serrana Ildete Fernandes de Aquino (já falecida) e do baiano Antonio Costa de Aquino, 95.

O vereador Boy costuma lembrar com muita honra de sua origem humilde e seus laços de família. Afirma igualmente ter herdado dos pais o interesse pela política e cuidado com as pessoas: “Minha mãe, Dona Dete, era auxiliar de serviços gerais da Assembleia Legislativa do ES; e meu pai, motorista de ônibus. Aprendi com ela gostar de política. Com ele, a responsabilidade, pois que, diariamente, tinha centenas de vidas sob seus cuidados”, costuma comentar o vereador, que é casado com Ivanilda Soares de Jesus há 16 anos, e com quem teve três filhos, Isabela, Ítalo e Ana Beatriz.

Boy lançou-se como vereador por sugestão dos membros da entidade São Vicente de Paula (ligada a Igreja Católica), na qual era voluntário. Viu com o incentivo uma ótima oportunidade de lutar pelo povo e suas relevantes necessidades, das quais conhecia em si mesmo.

Adentrou como edil na Casa de Leis da Serra no pleito vitorioso de 2004, e permanece até hoje. Esse feito o tornou o vereador do PSB da Serra com a maior permanência em mandatos consecutivos no município. Em 11 anos de atuação se destacou como hábil articulador e liderança interna no parlamento serrano.

Foi por quatro vezes eleito 1º Secretário da Mesa Diretora, segundo posto mais importante no Poder Legislativo Municipal, e o é no presente biênio, 2015-2016.

Antonio Boy é um dos recordistas na apresentação de projetos de leis, com a marca de mais 180 projetos apresentados até março de 2015.

Durante os mandatos, o vereador apresentou Emendas Parlamentares que somaram R$ 3.280.000,00 (três milhões duzentos e oitenta mil reais) para obras e outras atividades nas comunidades da Serra.

Parlamentar sensível a realidade dos bairros serranos produz diversas indicações por ano, apontando a realidade dos bairros na carência de Obras e Serviços ao Poder Executivo. Tais indicações resultaram em obras e serviços tais como os da “ligação da BR 101 ao CIVIT”, a “construção de ciclo via interligando os bairros do CIVIT I ao bairro Laranjeiras”, dentre outras.

Dentre seus projetos e leis destacam-se as que “proíbe a cobrança de impostos como ITBI e IPTU de Associações de Moradores, Centros Comunitários e Igrejas”; o projeto de lei sobre benefícios ao Programa Primeiro Emprego – que obriga as “empresas que forem beneficiadas por incentivo fiscais ou doação de áreas de terras para fins de empreendimentos, de reservar o mínimo 10% das vagas ofertadas para o Programa”. Além de leis, hoje de âmbitos globais, que foram antecipadas no município por iniciativa do vereador, tais como: a que “proíbe a obrigatoriedade de cobrança de cheque caução ou depósito de qualquer natureza em hospitais privados”; lei de regulamentação e incentivo de pequenas e micros-empresas; ampliação da licença-maternidade das funcionárias públicas da Serra para 180 dias; obrigatoriedade da divulgação do disque- denúncia 181 nas traseiras dos ônibus.

Seu trabalho parlamentar é marcadamente voltado para os campos da segurança pública, educação, saúde, direito das minorias e portadores de necessidades especiais, meio ambiente, dentre outros campos de urgência social e econômica.

Antonio Boy é a uma das principais lideranças dos bairros da região industrial do CIVIT I, que engloba os bairros de Maringá, Mata da Serra, Barcelona, Eldorado, Cidade Pomar, Tubarão, Serra Dourada I, II e III, Novo Porto Canoa, Santa Rita, Planície da Serra, Solar do Porto, Nova Carapina I e II, Barro Branco, Mestre Álvaro e Porto Canoa, bairro onde reside.

É importante frisar que o vereador Antonio Boy nestes 11 anos não se afastou de suas atividades no INSS, onde trabalha a 25 anos, mas sem comprometer as suas atribuições de vereador e 1º. Secretário da Mesa Diretora da Câmara da Serra.