VEREADOR

FALE COM O VEREADOR

AÉCIO LEITE (PT)

Nome civil: AECIO DARLI DE JESUS LEITE
Telefone: (27)3251-8324
E-mail: vereadoraecioleite13@camaraserra.es.gov.br

 

BIOGRAFIA

HISTÓRICO

Aecio Leite é o filho mais velho de seu Alfredo e da dona Isná. Aprendeu muito cedo que na vida é preciso ter responsabilidade e respeito com o próximo. Menino pobre nasceu em uma família unida e cristã. Ainda criança vendeu picolé nas ruas para ajudar aos pais em casa no sustento dos quatro irmãos: Bernadete, Natalino, Nilza e José Roberto. Aecio Leite casou-se com Morgana com quem tem dois filhos e uma filha: Gleisson, Vinícius e Gláucia, além das netas Sophia e Izabelle.
 
Aos 18 anos foi trabalhar no canteiro de obras, e logo cedo manifestou o espírito de liderança, quando atuou nas greves gerais. Eram tempos difíceis. Encontrou apoio de sua luta na Pastoral Operária da Igreja Católica. E assim, Aecio Leite se tornou diretor do Sindicato da Construção Civil – SINTRACONST - e com muita luta ajudou na criação da FETRACONMAG, que hoje reúne seis sindicatos de trabalhadores do Mármore, da Cal, Cerâmica e Gesso e o Sindicato da Construção Civil de Linhares, Cachoeiro, São Mateus e Vitória, com mais de 150 mil trabalhadores, e se tornou o primeiro presidente eleito desta entidade. Após 3 anos de muito trabalho e enfrentamentos foi reeleito para mais um mandato. Aecio Leite é também secretário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Brasil.
 
Viajou até à Itália para conhecer a realidade dos trabalhadores da construção civil daquele País e trouxe grandes experiências. Esteve à frente de grandes debates como “Trabalho Decente” nas grandes obras da Copa do Mundo de 2014 com a Presidenta Dilma Rousseff. 
 
Por três vezes, Aecio Leite foi eleito presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras Velha, onde conseguiu várias melhorias para o bairro.
 
Agora, em sua primeira candidatura, Aecio Leite foi eleito Vereador para o exercício de 2013 a 2016 com 2.699 votos, sendo o quinto mais bem votado e seu mandato estará sempre à disposição das Comunidades da Serra e da Classe Operária, pois somente quem conhece de perto a luta de quem mais precisa pode propor leis para beneficiar aos mais necessitados.
 

PRINCIPAIS PROJETOS

Projeto de Lei Nº 74 - Define regras de transição de prefeitos do Município da Serra e formação de equipe de transição, e o seu funcionamento.

Projeto Indicativo nº 72/2013 – Regularização Fundiária no município da Serra

Projeto Indicativo nº 27/2013 - Criação da Fabrica do Trabalho.

Projeto de Lei nº 44/2014 – “Programa de Conscientização, Prevenção e Divulgação sobre os cuidados com a Saúde do Homem no mês de novembro”.

Projeto de Lei nº 256/2013 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do Município de Serra em divulgar o Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica - IDEB, obtido pelas Escolas da Rede Pública de Ensino.

Projeto Indicativo 32/2013 – Criação do Conselho Municipal do Trabalho.

Projeto de Lei nº 62/2015 - Dia do Demoley no município da Serra.

Projeto de Lei nº 264/2015 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas públicas municipais.