VEREADOR

FALE COM O VEREADOR

ERICSON DUARTE (REDE )

Nome civil: ERICSON DUARTE
Telefone: (27)3251-8333 / (27)3251-8332
E-mail: gabineteericsonduarte@camaraserra.es.gov.br

 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Nenhuma Participação de Mesa cadastrada
18ª Legislatura

Cargo: Vice-Presidente
Comissão: COMISSAO DE EDUCAÇAO E JUVENTUDE

Cargo: Membro
Comissão: COMISSAO DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Cargo: Membro
Comissão: COMISSAO DE SAÚDE E ASSISTENCIA SOCIAL

16ª Legislatura

Cargo: Vice-Presidente
Comissão: EDUCAÇAO, SAUDE E ASSISTENCIA SOCIAL


Nenhuma lei cadastrada

Frequência em Plenário:

Presente
2017 (2)

Falta Justificada
2017 (0)

Falta
2017 (0)


BIOGRAFIA

 

Ericson Duarte nasceu e foi criado em Pitanga. Filho de proprietários rurais, o vereador trabalhou muito tanto na lavoura de abacaxi (os pais eram alguns dos maiores produtores na época) além de vender lenha nas vizinhanças.
 
O irmão, Edilson Teixeira Duarte, em 1988 era vereador do município por três mandatos consecutivos, e não quis concorrer novamente, por motivos particulares. Foi quando Ericson lançou-se candidato e se elegeu pelo então PDS, obtendo 431 votos, naquela época uma votação bastante expressiva. Em 1992 concorreu novamente, agora pelo PFL (o PDS havia sido extinto pela fusão com o PFL), obtendo 571 votos, elegendo-se vereador e ainda tornando-se o presidente da Câmara no segundo biênio da Mesa Diretora (1995/1996).
 
Foi durante a sua gestão à frente da Mesa Diretora da Câmara e com o seu pleno apoio que os vereadores aprovaram leis muito importantes para a municipalidade e que estavam aguardando condições para que isto acontecesse como a Lei de Incentivo Cultural "Chico Prego", e as leis que instituíram o "Orçamento Participativo" e o Conselho Municipal de Cultura, dentre outras.
 
Em 1996, Ericson foi eleito vereador pela 3ª vez consecutiva, pelo então PFL, obtendo 1.275 votos. Em 2.000 ele foi novamente reeleito pelo PFL, obtendo 1.575 votos. Já em 2004, diante da intervenção no Diretório Municipal do PFL da Serra, Ericson migrou para o PSDC onde obteve 2.240 votos, mas não conseguiu o número suficiente na legenda para se eleger, apesar da expressiva votação.
 
Mas, em 2008, agora filiado ao PDT a convite do candidato a prefeito pela 3ª vez, Sérgio Vidigal, Ericson obteve 2.926 votos, o 2º com mais votos no partido e o 4º mais votado entre todos os candidatos nessa eleição, passando a cumprir o 5º mandato como vereador do município.
 
O vereador Ericson Duarte priorizou neste início de mandato antigas reivindicações de seu eleitorado, como a construção do calçadão com ciclovia entre a BR 101 e o Bairro Pitanga, onde ele destinou R$ 300 mil de Emenda Parlamentar para essa obra que ele considera fundamental, já que o perigo de morte ronda os transeuntes entre Pitanga e o Bairro Barro Branco, onde moradores vão à feira ou buscam transporte coletivo alternativo, e onde já aconteceram vários acidentes fatais.
 
Outra antiga reivindicação dos moradores de Barro Branco que o vereador priorizou foi a construção da praça neste bairro, onde Ericson destinou R$ 100 mil para a sua construção no ano de 2010, por meio também de Emenda Parlamentar de sua autoria. Ericosn ainda faz questão de frisar que tem aprovado todos os projetos importantes enviados pelo prefeito que são de interesse dos moradores, bem como as obras do Orçamento Participativo aprovadas pela Assembléia Municipal do Orçamento. E que já reservou recursos financeiros – por intermédio de Emenda Parlamentar – para obras de reforma e ampliação da Praça de São Geraldo, em 2011.
 
"Estou à disposição para todas as lideranças comunitárias e populares em meu Gabinete para levarem as reivindicações de seus bairros diretamente ao prefeito Sérgio Vidigal, sejam de obras e/ou serviços que contemplem aos moradores", afirma o vereador.
 
Ericson lembra que uma de suas mais antigas lutas foi contra a pedreira de Pitanga, que descaracterizou o Mestre Álvaro e trouxe muitos problemas até de saúde para os moradores de Pitanga e Barro Branco, principalmente. A primeira vitória foi contra a empresa Tervap, que teve embargada a exploração da pedreira. E agora, Ericson quer a segunda vitória de todos os moradores da região contra a exploração feita pela empresa SOBRITA que quer se instalar – e continuar com as explosões e poeira de pó de pedra – ao lado do cemitério de Pitanga, a 400 metros da creche do bairro. "Um absurdo que eu irei lutar contra até o fim", promete o vereador.
 
"Nasci e fui criado aqui neste bairro (Pitanga). A saúde, a segurança e a tranquilidade dos moradores do meu bairro são muito mais importantes para mim", revela Ericson Duarte.
 
Apesar disto, ele comemora o encaminhamento feito – a seu pedido – pelo prefeito Sérgio Vidigal ao Governo do Estado, que aprovou como segunda etapa a pavimentação da estrada que liga Pitanga ao Sítio Ouro Velho, no Projeto "Caminhos do Campo".
 
"Agora, sim. Vamos desenvolver não só o agroturismo como também as atividades rurais dos produtores desta região. Esperávamos isto há décadas", afirma o vereador Ericson Duarte.